sexta-feira, 27 de abril de 2012

Os Campeiros


ABAIXO POSTO UM BREVE HISTÓRICO DOS CAMPEIROS ENVIADO PELO MEU AMIGO ESPEDITO ABRAÃO! ;P


HISTÓRICO
“No ano de 1991, alguns jovens, músicos e amigos, resolvem dar um passo em suas carreiras artísticas e fundam um conjunto musical, denominado OS CAMPEIROS (registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI - sob o nº. 816042969).
Destacando-se por sua liderança, o componente compositor, cantor e instrumentista Espedito de Lima Abrahão, torna-se coordenador do conjunto, mantendo a organização do grupo até os dias de hoje.
Entre os anos de 1991 e 1994, o grupo desponta entre os conjuntos de grande sucesso no sul do país, apresentando-se com frequência nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O primeiro CD dos CAMPEIROS, intitulado “Um Toque Campeiro”, foi então lançado pela gravadora ACIT, sendo eleito pela crítica o melhor álbum daquele ano de 1995. Desse trabalho destacaram-se dois grandes sucessos da música gaúcha: “Fim de semana tem rodeio” e “Sentimentos”, composições até hoje executadas nas programações das rádios e em bailes e shows pelo sul do Brasil. Com o prestígio conquistado, o grupo incrementou sua agenda, passando a realizar apresentações nas maiores cidades da região sul do país.
Sempre primando pela qualidade musical, o grupo, ainda em 1999, passou a compor e preparar um novo álbum, o qual foi concluído e lançado no ano de 2001. O disco também foi gravado pela ACIT, com o título “Como é bom voltar”. Esse trabalho consolidou a marca OS CAMPEIROS, reforçando o estilo próprio e característico do grupo de música gaúcha sul brasileira. Desse CD, as músicas “Como é bom voltar” e “Chuva de verão” foram as que se destacaram, encantando os milhares de fãs já conquistados pelo Brasil afora.
É importante mencionar que algumas composições dos CAMPEIROS fazem parte de coletâneas (“Gaúcho Apaixonado”, “Só Valsas e Milongas”, “Galpão Gaúcho”, “Canto e Encanto Nativo”, dentre outras) juntamente com outros artistas, sendo também regravadas, com a nossa autorização, por outros colegas em seus trabalhos.
Após um longo período de turnês por diversas regiões do sul do país e interior de São Paulo, o grupo, recém contratado pela Gravadora Vozes, preparou o lançamento do seu terceiro trabalho, “Pura energia”. O título do CD trouxe em seu sentido aquilo que o grupo mais procura passar ao seu público: alegria,
autenticidade e energia positiva. Com peças musicais como “Esse baile tá bem bom”, “Saudades de ti”, “Meu destino é viajar”, “Balança meu Brasil” e a regravação da música “Chuva de verão”, o CD passou a ser o mais representativo da banda. Motivo de grande honra e fruto da inspiração divina, quase todas as músicas são compostas pelo próprio grupo, com forte participação do vocalista Espedito Abrahão.
O grupo OS CAMPEIROS tem o maior orgulho em dizer que já dividiu o palco com alguns dos mais expressivos nomes da música brasileira, destacando-se Milionário & José Rico, Fala Mansa, Gilberto e Gilmar, Gaúcho da Fronteira e Sérgio Reis. Além disso, já tocou em alguns dos maiores eventos da região sul do país, os quais serão citados à frente.
Um dos momentos de grande glória para o grupo aconteceu em fevereiro de 2010, quando foi convidado pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul para inaugurar a maior Arena coberta do Brasil, que foi erguida no Parque Nacional da Festa da Uva, tendo o privilégio de, naquela ocasião, ser o primeiro artista a subir no palco montado para o evento.
Seguidamente convidado para participar de programas de rádio, para falar do seu trabalho e da cultura regional, já participou também, por inúmeras vezes, de programas na TV, dentre eles o Galpão Crioulo e o Jornal do Almoço da RBS TV, o Coisas do Sul do SBT, o Galpão Nativo da TVE, o Querência do Canal 14, o Terra da UCS TV, o Cena Aberta da TV Câmara e o Bailanta da TV Pampa.
No início do ano de 2009, iniciou os preparativos para um novo trabalho, visando comemorar os 18 anos de sua história, contendo o que considera os seus 10 maiores sucessos da carreira, os quais foram regravados com “novas roupagens”. O lançamento ocorreu no segundo semestre de 2010, com destaque para a música “Campeiro de Sangue”, que iniciou 2011 no TOP 10 das principais rádios do ramo,
dentre elas a Planalto FM (Passo Fundo/RS), a Viva FM (Farroupilha/RS) e a Mampituba FM (litoral de SC).” Este CD teve o patrocínio do Financiarte da Secretaria Municipal da Cultura – SMC – de Caxias do Sul.
Para o ano de 2012 pretende lançar novos trabalhos, já preparando o 5° CD do grupo e o 1° CD solo do vocalista Espedito Abrahão. Também pretende gravar o seu primeiro DVD, que já está sendo projetado.
Com mais de 20 anos de história, o conjunto Os Campeiros não é apenas mais um grupo musical, mas um verdadeiro expoente da cultura regional em forma de música. Esse é o seu compromisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário