sexta-feira, 20 de maio de 2011

PALAVREIO - Leandro Maia

Hoje fui no show do meu amigo Leandro Maia, foi as 21:00 hs no Teatro Guarany, aqui em Pelotas.






Abaixo algumas fotos que tirei!!!





Leandro Maia lançou o premiado Cd-livro “Palavreio” com show no Theatro Guarany.

O evento foi financiado pelo Procultura/SECULT, transmitido ao vivo pela internet (pelo twitter: siga @leandro_maia).

Considerado um dos dez melhores discos brasileiros de 2008 pela imprensa da capital, Palavreio é um cd grávido de um livro e apresenta canção impregnada de literatura.

A obra caracteriza-se como um tratado autoral em três partes sobre canção brasileira: Palavra de Papel (poemas), Palavra Dita (poemas recitados) e Canção, onde realiza o percurso da palavra falada à palavra cantada.

Palavreio tem a produção musical de Pedrinho Figueiredo, integrante do quarteto de Renato Borghetti há 20 anos, e ilustrações de Jorge Herrmann, músico e artista plástico de prestígio na capital gaúcha.

O disco conta com diversas participações especiais, como Hique Gomez (Tangos e Tragédias), Luciano Maia (Quartcheto) e Ernesto Fagundes (Os Fagundes), além de trazer a sonoridade de mais de 20 músicos do primeiro time do cenário gaúcho.

Dialogando com poetas, escritores e compositores como Luís de Camões, João Simões Lopes Neto, Manuel Bandeira, Mário Quintana, João Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Noel Rosa, Chico Buarque, Caetano Veloso, Vitor Ramil, entre outros, Leandro Maia depura o conceito de antropofagia e tropicalismo, misturando formas eruditas e populares. Em suas canções aparecem citações de Villa-Lobos, Lennon e Mcartney, Richard Wagner, J.S. Bach, Kurt Cobain, além de literatura de cordel, haikai e poesia concreta.

Esta pluralidade de manifestações culturais - que ocorre de forma orgânica e bem articulada - condiz com o próprio fenômeno da canção brasileira: híbrida e bela, mestiça e única, sofisticada e simples.

Este trabalho também rendeu a Leandro Maia o Prêmio Açorianos de Música na categoria Revelação.

O show de hoje teve a participação especialíssima do acordeonista pelotense Luciano Maia.

A banda é formada por grandes nomes da música gaúcha: Leandro Maia (voz e violão), Pedrinho Figueiredo (Flauta, Sax e direção musical), Michel Dorfman (piano e teclado), Miguel Tejera (Baixo), Mimmo Ferreira (percussão) e Luke Faro (Bateria).

Participações especiais de Marcelo Delacroix (voz), Andréa Cavalheiro (voz) e Ângelo Primon (guitarra). Figurinos de Sandra Possani, Chico de los Santos e Heinz Limaverde.

Iluminação e Projeções de Fernando Ochôa.

Produção Executiva de Alexandre Mattos.

Amanhã haverá diversos workshops com os músicos da banda.

As atividades são destinadas a músicos, estudantes de música e interessados. Os workshops tem entrada franca com inscrição prévia no Conservatório de Música da UFPEL.

Maiores informações sobre as atividades no blog palavreio.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário